6 de fevereiro de 2009

Mensagem à Comunidade Portuguesa

Ao assumir as funções como novo embaixador português em França, quero começar por referir que considero um privilégio poder servir o Estado português junto de um país com tão antigas e profundas relações com Portugal.


Em diversos mas sempre complexos tempos, muitos milhares de Portugueses encontraram na França o destino amigo que lhes atenuou as dificuldades da vida e, em muitos casos, lhes proporcionou o espaço de liberdade de que careciam. Essa é uma dívida de gratidão que todos temos para com a França e que foi e tem vindo a ser paga com a honestidade e seriedade do trabalho de muitas centenas de milhar de Portugueses que, com grande lealdade, contribuiram e continuam a contribuir para o progresso deste país.


A França é, além disso, a indiscutível matriz cultural de referência de muitas gerações portuguesas, entre as quais a minha, e connosco encontra-se empenhada no reforço do projecto europeu, no qual assentam muitas das esperanças num futuro global de prosperidade e estabilidade. Devemos sempre ter presente que ambos os paises – Portugal e França - somos orgulhosamente tributários de uma comum herança europeia, onde se inscrevem os valores da liberdade, da tolerância e da paz.


Portugal e França partilham também, nos dias que correm, uma importante interdependência económica, com um vasto tecido empresarial que actua em ambos os países, servido por profissionais altamente qualificados, que muito têm contribuído para ajudar a densificar essa mesma relação. Nos tempos nada fáceis da presente conjuntura económica, a sustentação e o reforço desse relacionamento revela-se um elemento essencial para um desenvolvimento assente no bem-estar e no progresso, que concilie as exigencias da competitividade com o inalienavel respeito pelas conquistas do modelo social europeu.


Mas é essencialmente à Comunidade portuguesa e luso-descendente em França que eu gostaria de deixar uma palavra muito especial. Essa Comunidade é a realidade pujante e dinâmica que melhor consubstancia o futuro da ligação entre os nossos países, fruto da sua crescente e prestigiada afirmação nos domínios económicos, culturais e políticos da sociedade francesa. Gostava que soubessem que podem contar comigo, em tudo quanto considerarem útil para a realização dos seus interesses individuais ou colectivos, na busca de uma cada vez maior dignificação da magnifica herança portuguesa neste país.


A todos, em geral, gostava finalmente de recordar que os departamentos do Estado português em França, por cuja orientação sou responsável, são estruturas de serviço público destinadas a procurar satisfazer os seus legítimos interesses e anseios. Por essa razão, quero deixar claro que todos poderão contar com o embaixador de Portugal como um interlocutor aberto, atento e dialogante, disposto a ser o seu provedor junto dos poderes públicos em Portugal e, da mesma forma, um permanente garante da integralidade dos seus direitos junto das autoridades francesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário